E ai o carro pifou? Confira o que não fazer em situações de emergência!

Imagine a seguinte cena: você está dirigindo, fazendo uma viagem com sua família e amigos, a alegria está a mil, a musica está tocando no rádio quando de repente… o motor do seu carro ferve!

Situações adversas podem comprometer sua alegria e a dos passageiros! O Garage Enjin destacou alguns erros cometidos pelos motoristas em situações de emergência. Afinal, você sabia que um pequeno engano em um reparo rápido pode ser fatal?

Ao se deparar com a situação citada no exemplo, muitos motoristas têm por reação automática abrir o capô, que eliminará uma grande quantidade de fumaça. Ao entrar em contato com o rosto você pode ter queimaduras, além dela ser prejudicial à saúde. Nesses casos, o indicado é aguardar a saída do vapor pelas vias de exaustão do veículo e não abrir o reservatório que armazena liquido de arrefecimento, evitando assim possíveis lesões. Aguarde o resfriamento do motor e logo em seguida complete o nível do reservatório com água ou produto próprio, sem deixar de contatar os serviços de mecânica no menor tempo possível.

A bateria acabou e agora?

No caso da bateria acabar, tentar fazer o carro pegar no tranco faz com que sobrecarregue o circuito eletrônico, danifique o catalisador ou ocasione outros problemas. Se passar por esta situação, a melhor opção é acionar o guincho para levar o automóvel até a oficina.

Vale destacar que é importante evitar a realização de chupetas, caso a bateria arrie. Por mais que esta atividade funcione na grande maioria dos casos, ela também força a bateria a ponto de ocasionar problemas elétricos. O indicado para esse caso é efetuar a carga com o equipamento fora do veículo, apoiado por uma bateria externa auxiliar. Caso não funcione em duas ou três tentativas é sinal de que a bateria deve ser trocada.

XI! A roda travou???

Se acaso o veículo amanhecer com as rodas travadas não se desespere! Após o uso do freio de mão as lonas podem grudar nos tambores. O indicado é engatar a marcha ré seguida da primeira repetidas vezes.

Cuidado ao efetuar a troca dos pneus. Sempre que fizer posicione as setas em baixo-relevo, na base lateral do veículo, para evitar possíveis amassados na lataria do carro.
Mantenha também atenção especial com os faróis queimados, certificando de que as lâmpadas estão frias efetuando a substituição o mais rápido possível. Efetue o trabalho com luvas para que a oleosidade da pele não cause rachaduras no vidro ao ser aquecido.

Em todos os casos, mantenha a calma e não tome nenhuma atitude precipitada. Caso não saiba como proceder procure ajuda dos serviços mecânicos da concessionária para que o trabalho possa ser realizado com segurança e tranquilidade.

 

 

Deixe um comentário