Cuidado Calibrado: prolongue a vida útil dos pneus e aumente sua segurança nas estradas!

Os pneus do seu carro merecem cuidados que vão muito além de uma simples calibrada. O Garage Enjin trouxe algumas orientações obrigatórias que estenderá a vida útil deste componente… Que tal saber mais?

 

O primeiro detalhe a ser observado é quanto ao nível de desgaste. Observe se a banda de rodagem está de modo uniforme e caso não esteja é possível que existam problemas na calibragem, balanceamento ou alinhamento. É necessária total atenção e não tentar “remendar o problema”. O indicado é efetuar a troca emergente. Uma dica é realizar o rodízio a cada 10.000 km, para que não ocorram surpresas desagradáveis fora deste período.

Não deixe de acompanhar a data de fabricação do produto. Para conferir a validade observe a marcação que contém a semana e ano da produção, em uma sequência com quatro números após a sigla DOT. A grande maioria das garantias tem duração de até cinco anos, e caso ignorado este prazo, a borracha passa a ressecar, apresentando trincas. Evite também estacionar sobre poças de produtos químicos ou óleos.

Ainda as válvulas merecem atenção especial. Busque fazer testes deslocando-as para os dois lados, assim você conseguirá enxergar possíveis rachaduras e sinais de vazamento. Muitas vezes, perde-se a calibragem por ignorar este item.

Mantenha atenção a rasgos bolhas e furos e fique atento aos alertas: se ele perde pressão muito rápido é sinal de que está furado! Observe bem a lateral externa que é onde costumam aparecer indícios de danos. Inspecione-os na concessionária antes de pegar a estrada e em hipótese alguma dirija caso ele apresente alguns destes sinais, já que em caso de rupturas o motorista perderá o controle do automóvel.

Vale ressaltar que é essencial rodar com pneus da mesma medida e marca pelo menos no mesmo eixo, evitando desigualdades e situações como comportamentos distintos em frenagens. Os sulcos devem estar acima do TWI, que é o indicador de desgaste da banda de rodagem e caso esse nível já tenha sido atingido está na hora de efetuar a troca do equipamento.

 

Substitua com cuidado

A substituição dos pneus deve ser realizada a cada 35 e 45 mil km e sempre que necessário efetuar o serviço na concessionária de origem, ela estará preparada para indicar as melhores marcas para seu problema. Fique atento para itens como: balanceamento e alimento que sempre são necessários.

Os fatores climáticos também contribuem para que o motorista redobre atenção, sendo que o outono e o inverno são os períodos mais indicados para checagem dos pneus, isso porque com a queda da temperatura a pressão deles também tende a cair.

Mantenha atenção total ao manual do proprietário que indica os índices de calibragem ideal, lembrando que em alguns carros existem sensores de pressão para informar o condutor.

Deixe um comentário